Novidades
Os mais vendidos
Mais Acessados
Este produto está atualmente fora de estoque. Insira seu email abaixo e iremos lhe notificar assim que este produto estiver disponivel.

Nome:
Email:
Telefone:



Ofertas do Mês
Este produto está atualmente fora de estoque. Insira seu email abaixo e iremos lhe notificar assim que este produto estiver disponivel.

Nome:
Email:
Telefone:



Mofo, o que e por quê?!

Mofo, o que e por quê?!

Épocas do ano chuvosas e úmidas podem proporcionar ambientes ideais para o mofo se instalar.


O que é o mofo?

Nome popular dados a algumas espécies de fungos, o bolor ou mofo, aparece geralmente nas madeiras de móveis. Os fungos, decompositores de matéria orgânica, se instalam em qualquer lugar que seja potencial fonte de alimento e os ajuda a procriar.

Esse tipo de fungo, além de causar mau cheiro nos móveis, alimenta-se dos materiais dos mesmos, corroendo-os com o tempo. O problema também pode se estender a doenças: o mofo pode causar reações alérgicas e problemas respiratórios.

Nos móveis, as causas podem ser infiltrações das paredes próximas, escassez de iluminação natural nos ambientes e pouco arejamento.

Se o fungo não for retirado em um tempo hábil, antes de impregnar na estrutura da madeira, o material pode apodrecer, o que reduz as condições de restauro. Nesses casos, em que o bolor ou mofo se instalou nos veios da madeira, a remoção por um processo de raspagem pode não ser suficiente. Procure um marceneiro para uma avaliação ou consulte o fabricante do móvel. Por isso, se constatar mofo nos móveis de madeira, não deixe de limpá-los imediatamente.

O melhor recurso é, obviamente, medidas preventivas como a eliminação de umidade e rotineiramente a limpeza da mobília. Mas no caso de o mobiliário de madeira estiver com mofo, existe um método caseiro muito eficiente para eliminar mofo dos móveis: Vinagre.

O vinagre é uma solução de ácido acético, o que é muito eficiente para eliminar o problema.

Misture o vinagre branco com um pouco de água morna e limpe os móveis contaminados pelo fungo com essa mistura.

Caso você já tenha se livrado do mofo, ou não tenha esse problema, é necessário também prevenir.

A Em Casa dá algumas dicas para você prevenir esse problema:

Caso haja goteiras ou infiltrações em sua casa, conserte-as o mais rápido possível.

Verifique constantemente se não há a formação de mofo em locais da sua casa.

Dê atenção especial a cômodos pouco arejados ou a móveis fechados, como armários.

Use produtos anti mofo, que retiram a umidade de armários e outros locais. Esse tipo de produto pode ser facilmente encontrado em supermercados.

Cuidado com roupas ou cobertores guardados por muito tempo. Após no máximo cerca de seis meses guardados, deixe-os por algumas horas tomando sol.

Mantenha sempre que possível as janelas de sua casa abertas, criando um ambiente bem iluminado e arejado.
Evite carpetes, além de contribuir para a ausência do mofo, cria um ambiente mais saudável.

Dicas para eliminar o mofo dos móveis de madeira:

Coloque álcool gel em uma esponja bem macia, passe sobre a madeira que esta mofada lentamente. Depois, faça movimentos com um pano seco sobre a mesma superfície para retirar os excessos.

Outra dica comum: ferva um litro de vinagre branco e coloque a panela imediatamente dentro do armário. Deixe a panela destampada e o móvel fechado. Esta panela deve ficar por duas horas dentro do móvel para que o cheiro do vinagre entranhe. Depois retire a panela e passe um pano molhado com o próprio vinagre por dentro e por fora do móvel.

Você também pode deixar dentro dos móveis, alguns pedaços de giz escolar ou sachês cheios de cal.

O mofo também pode estar na parede. Limpe a parede com vinagre ou água sanitária!

Pode também impermeabilizar o móvel com verniz ou pintar com esmalte sintético.

Mas lembre-se: vinagre branco, ou água sanitária matam o mofo.

O mofo, algumas vezes volta, então é preciso ter paciência. O sol é muito importante, mas nessa época do ano fica escasso.  Então, abra as janelas para o local ficar arejado e livre da umidade.

É muito difícil eliminar o mofo, mas não é impossível.

Dica extraída do Blog “Em Casa” em 22/10/15 às 13h35.

Gilson Bento De Oliveira Junior Publicado por Gilson Bento De Oliveira Junior

Administrador de empresas, pós-graduado em administração de produção e contador. Sócio na empresa Móveis Ilan.

0 Comentar para "Mofo, o que e por quê?!"

Escreva um comentário

Seu nome:


Entre com o código a seguir:

Seu comentário:
Note: HTML não é tradutível!
Dormitórios Sem Cama - Ver todos
Dormitórios Com Cama - Ver todos
Dormitórios de Solteiro - Ver todos
Multiusos - Ver todos
Balcões e Fruteiras - Ver todos
Cômodas - Ver todos
Armários Multiuso - Ver todos
Últimos Artigos - Todos os Artigos
Vocês fazem sob medida?
Sim. nos produtos marcados como Sob-encomenda sim, é possível fazermos pequenos ajustes de medida (na largura e na altura). Além disso você pode alterar alguns acessórios como puxadores, corrediças e incluir kit de luzes de Led.   Basta ver na página do produto as opções disponíveis ao clicar sobre o link "CLIQUE E PERSONALIZE O PRODUTO" que existe em cada um.   Veja nosso vídeo tutorial explicando como personalizar seu produto:     Note que o móvel não deve ser feito embutido exatamente com a medida do espaço livre disponível. Ao invés disso, recom..
Posso mudar os módulos do conjunto de quarto?
Sim, é possível fazer várias alterações nos produtos que são fabricados sob encomenda como é o caso de alguns conjuntos de quarto e a modulação compatível com eles. Voce pode alterar em boa parte dos produtos os seguintes itens: modelo de puxador modelo de corrediças altura largura   Você pode ainda montar a composição do seu quarto de acordo com seu espaço disponível e disponibilidade financeira. Para isso, uma dica bacana é encontrar um conjunto que mais pareça com o ideal para seu quarto e então dar uma olhadinha na aba Peças Separadas (fica ali na descrição d..